Cores de Aidê | Site Oficial

Carnaval 2023

Ouro meu maior: forjamos Luz nas sombras e renascemos douradas!

Dos caminhos de oração à Luz das Folhas, recebemos a decisiva inspiração para seguir.
Foi-se o tempo do resguardo, tão lento que mal lembramos. Esse assombroso resguardo retumbou em nossos corpos, silenciando nossos tambores. No frio das perdas e da saudade nossos corpos remoíam a pepita de carvão, brasa de vida. Borbulhava dentro de nós a vontade de nos reencontrarmos tocando, dançando, vivendo juntas.
De um sono profundo despertamos e nosso olhar sonhou além dos arranha-céus, concretos e construções. Vislumbramos a natureza em toda sua potência de força e ação. Despertamos renovadas e nossos corpos desejam alegria, protesto, acalanto.
Celebrando a gira que o mundo dá, o Bloco Cores de Aidê pede licença à Grande Iyalodê, Oxum, que personifica o Ouro Meu Maior, para que ilumine nossos caminhos, as ruas e que nelas possamos refletir o desfrute da vida!
Saudamos as filhas de Oxum – Mãe Menininha do Gantois, Lélia Gonzalez, Kehinde em Um Defeito de Cor. Elas, entre tantas outras mulheres de poder, personificam a Orixá que com um espelho vence uma guerra!
Para homenagear o poder dessa Orixá, organizamos uma grande festa: as ruas serão nosso salão. Levaremos a graça, a alegria de viver, jogando água nos dissabores da vida. Uma torrente de doçura e frescor. Rosas amarelas, girassóis, bocas molhadas, mel, chuviscos, quindins e o que mais for do agrado de nossa Grande Iyalodê!
E além disso traremos:
Nosso ouro maior, que são nossos corpos dançantes refletindo todo o desejo de gingar com a gravidade da vida.
Nosso ouro maior, que é o som ancestral lapidado ao tocarmos nossos tambores.
Nosso ouro maior, que é o amor que cultivamos juntas; que são os encontros e as trocas contínuas entre mulheres diversas; que é o olho que olha e brilha.
OURO MEU MAIOR é um conto para resistir e persistir quando for necessário mas, sobretudo, conquistar e ocupar os espaços com elegância, amorosidade e determinação. Cuidar dos nossos tesouros e gerar riquezas através da nossa força coletiva.
Somos rainhas de nosso destino e anunciamos: sem ingenuidades, forjamos e reivindicamos nosso tesouro! Depois de navegarmos mares sombrios sabemos quão efêmero e trabalhoso é o cultivo do mel da vida e da alegria de viver!
OURO MEU MAIOR é tudo que o Bloco Cores de Aidê tem como valor!
Resistência, Força e Axé.
JUNTAS BRILHAREMOS!