29 de Novembro de 2022
Publicação: Nine Martins
Fotos e texto: Tânia Welter
A apresentação do Bloco Cores de Aidê, realizada no dia 29 de novembro de 2022, encerrou a quarta edição do projeto “Baobás: Mês da Consciência Negra” do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenada pela professora Maristela Campos. Nesta edição, organizada por professoras e técnicos-administrativos, foram realizadas diversas atividades relacionadas à cultura afro-brasileira e afro-descendente nas Américas durante o mês de novembro do corrente ano.
Segundo matéria publicada no site da Universidade, “O Projeto Baobás, criado pelo Grupo de Pesquisa Integração de Saberes na Educação Básica, teve sua primeira edição em 2012 tendo outras duas realizações em 2013 e 2014. Nos anos seguintes, o projeto esteve inserido em outras atividades sobre a temática da educação para as relações étnico-raciais na UFSC e em outras instituições públicas de Ensino”.
A apresentação do Bloco nesta instituição de ensino, integra o projeto “Bloco Cores de Aidê em Movimento”, coordenado por Nattana Marques Pires e financiado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura ⁄ Artes Populares, edição 2021. O referido projeto pretende levar a força e o ritmo do Samba-Reggae para escolas públicas de Florianópolis como potente caminho para promover a equidade de gênero e fortalecer a luta antirracial através da arte popular.
A comunidade escolar do Colégio de Aplicação, formada por cerca de 950 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assistiu e participou da apresentação do Bloco Cores de Aidê.
Para conhecer mais sobre o projeto: https://novembronegro.ufsc.br/2022/11/02/colegio-de-aplicacao-da-ufsc-tem-ampla-programacao-no-mes-da-consciencia-negra-abertura-sera-no-sabado-dia-5/