Cauane Maia, nasceu em São Paulo-SP, foi criada em Salvador-BA e reside na Grande Florianópolis-SC desde 2008. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, mestra pelo mesmo programa e instituição, é bacharel em administração e graduanda em ciências econômicas.
Colunista e membra do conselho editorial do Portal Catarinas – Jornalismo com perspectiva de gênero, suas escritas relacionam-se às pesquisas que desenvolve acerca do feminismo negro interseccional e as relações étnico-raciais, tendo atuado em outros espaços dos movimentos sociais da cidades, como o Coletivo Negro 4P: Poder Para o Povo Preto.
Vocalista, percussionista e compositora das Cores de Aidê desde 2015, traz a sua bagagem teórico-conceitual como contribuição para o posicionamento do grupo, ao passo desenvolve novas habilidades e estreita sua relação no campo artístico, uma vez que acredita na potência lúdico-político-informativa da música, sobretudo do samba reggae, para pautar o protagonismo das mulheres na sua diversidade.