08 de novembro de 2022
Escrita e fotos: Tânia Welter
Publicação: Nine Martins
A segunda oficina do projeto “Bloco Cores de Aidê em Movimento”, edição 2022, foi realizada no dia 8 de novembro de 2022, no Núcleo de Educação Infantil Municipal Cristo Redentor, localizado no Morro da Mariquinha, centro de Florianópolis. O referido projeto, coordenado por Nattana Marques Pires e financiado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura ⁄ Artes Populares, edição 2021, pretende destacar a diversidade cultural brasileira, dando ênfase a cultura afro-brasileira, fortalecer a luta antirracista e feminista, a democracia e os direitos em Santa Catarina (SC).
O Bloco Cores de Aidê foi recepcionado de forma muito calorosa pela diretora Jucélia Maria Gonzaga Ribeiro, pela supervisora Lenina Welter Martins e pelas demais profissionais da educação. Inicialmente foi realizada uma apresentação interativa com todas as turmas da escola, formada por 6 grupos de estudantes de Educação Infantil, num total de 94 crianças, e 35 profissionais da educação. Posteriormente foi realizada uma oficina introdutória de percussão, dança e canto com crianças do G6. O professor deste grupo, Jessiel Odilon Junglos, realizou durante todo ano de 2022 o projeto “Viajando pela África”. Depois da oficina, o Bloco foi convidado a conhecer a sala de aula da turma e mais detalhes sobre este projeto.
A supervisora Lenina afirmou que a escola busca diariamente mostrar para as crianças a beleza da diversidade existente em nossa sociedade e que receber o Bloco proporcionou uma experiência linda e enriquecedora. Para ela, “as crianças se envolveram, se divertiram e aprenderam sobre os instrumentos e diferentes estilos musicais”.
Para o professor Jessiel, “Foi perceptível como o som das aidês envolveu as crianças proporcionando uma experiência corporal e sonora incrível. Elas ficaram encantados com o som dos instrumentos e em poder explorá-los. Além disso, foi incrível compartilhar com as mulheres do Bloco alguns aspectos do projeto que está sendo desenvolvido em sala”.