Cores de Aidê | Site Oficial

Cristiane Fernandes

Cristiane Fernandes, nascida em 30 de setembro de 1986, é a nossa referência no Xequerê, e tem uma longa e rica trajetória na cultura afro-brasileira.
Em 2015, atuou no Grupo de Maracatu Tamboritá , tocando Aguibe e neste mesmo ano participou do Encontro de Maracatu, na Guarda do Embaú.
Já em 2016, participou de várias oficinas, como a de Maracatu da Nação Porto Rico com a Mestra Joana d’arque do Aguibe; Oficina Baque Virado do Mestre Hugo Leonardo da Nação Leão da Campina e Oficina Baque Virado da Nação Estrela Brilhante de Recife do Mestre Walter e Mestre Eder Rocha. Ainda em 2016 ingrou o Coletivo Iaguibás com estudo na Cultura Iorubá e Dança das Iabás. Ingressou e ainda participa do Grupo de Maracatu Baque Virado Arrasta Ilha na ala de dança e Aguibe.
Em meados de 2016-2017, iniciou sua participação na Banda de Samba Reggae Cores de Aidê; tocando Caixa e Xequerê. Assim que abriu o Bloco do Cores de Aidê, assumiu a Diretoria do Bloco na Ala de Xequerê.
Em 2017, participou da Oficina de Maracatu com Contra Mestre Pitoco da Nação Estrela Brilhante de Recife, da Oficina de Maracatu Baque Virado Mestre Viana, da Nação Porto Rico, da Oficina de Maracatu de Baque Virado do Mestre Afonso Gomes, da Nação Coroado e da Oficina de Xirê com Alexandre Alencar. Faz uma gravação Internacional no Projeto “Playing for Change”, tocando Aguibê.
Participou do Carnaval da Escola Copa Lord, tocando Iaguibê. No mesmo período, iniciou aulas de Música e Partitura com Dandara Manoela.
Ministrou uma Oficina de Construção de Xequerê, na Comunidade do Monte Serra com as integrantes do bloco de Samba Reggae Cores de Aidê e atualmente também pratica Capoeira de Angola com o Grupo Quilombo.